terça-feira, 12 de novembro de 2013

0

O pacote azul


Lá estava ele, debruçado em frente a uma vitrine, de braços cruzados, pernas ligeiramente afastadas uma da outra, apenas para dar o devido equilíbrio a seu corpo já cansado. Possuía vestes simples, mas sua aparência deixava escapar resquícios  da triste história  que fora  incumbido de viver.
Seu rosto, apesar de castigado pelas facetas do tempo, estava dotado de uma satisfação incrível ao observar a imagem á sua frente.
Era um pacote azul, mediano, de um formato bastante intrigante, embora simples. Ele parecia imóvel enquanto as pessoas iam e vinham sem ao menos notar sua presença ali, embora perceptivelmente ele não se importasse. Embora inusitado, cogitei a possibilidade de ser algo momentâneo, talvez estivesse só de passagem e logo mais iria embora. Estava errada!
Como percebi que ele não se mexia, sentei-me por imaginar que possivelmente não sairia dali. Ora sorria, outrora esboçava um singelo tom de duvida seguido de um suposto ar de encantamento, que pareciam não acabar nunca. Fiquei me perguntando por quanto tempo mais ficaria ali, e se eu seria capaz de acompanhar ininterruptamente o processo no qual havia se empenhado. Já me preparava para ir embora, quando notei que ele encaminhavas se em minha direção, meu coração disparou, fui tomada por uma euforia sem fim, em imaginar descobrir o real motivo de seu encanto. Pensei em diversas palavras nas quais poderia formular meus questionamentos, mas quando ele sentou ao meu lado, tudo fugiu de mim como se a brisa tivesse levado embora meus pensamentos.
E o silêncio fez-se presente até que o som de sua voz irrompeu a ausência de palavras.
"-Ali está contido o presente mais bonito que alguém sentiria vontade de ganhar, é apenas um pacote, um belo pacote por sinal, de cor forte, bonita, simplesmente azul. Muitos passam e não o vêem, não se importam em enxergar a beleza que ele possui, só porque está encoberto por aquele embrulho, que contorna todo o conteúdo existente nele. A maioria não nota por que preferem que tudo esteja a mostra, pelo medo de estar comprando algo incerto, que pode lhes causar certos prejuízos. Penso que esse ato reflete o que se passa em suas relações. Já não se importam em descobrir o que o outro de fato é, não se comprometem em fechar os olhos e sentir com a alma, frustram-se por não saberem o que querem e decepcionam-se com o que encontram, vivem em busca do que não existe, e deixam passar despercebido o que está a sua frente. Ficam na superficialidade, não se submetem a contemplar a beleza do embrulho antes de livrar-se dele, querem apenas o que ele possui, e quando não gostam do que vêem simplesmente abrem mão. Corações se dilaceram, lágrimas caem, sonhos são bruscamente interrompidos, e um sentido de vazio tomam conta do lugar. Resta-lhes somente o desespero.
“Olham pra mim como se eu fosse um louco, e mal percebem que loucura maior é contentar-se apenas com a beleza do embrulho, uma vez que se pode ir além.”
Ao ouvir isso, permaneci em silêncio...

Comente usando o Facebook, (pode não funcionar no Firefox). :

Nenhum comentário: